Em todos os projetos onde atuei, sempre defendi a utilização do método ACF como alavanca de crescimento. Esse método consiste em fazer o tradicional “Arroz com Feijão”, em bom e literal português.

Conheci o método ACF como estratégia de marketing através do Gabriel Costa, o “Mineiro”, uma das maiores referências de Growth da atualidade. Gabriel defende que o método, apesar do conceito simples, não é fácil e que é o básico que funciona.

De modo geral, o mercado subestima esse tipo de estratégia e, por vezes, busca técnicas mirabolantes e sofisticadas para alavancar o crescimento; permitindo que uma base sólida não seja construída.

Para galgar algum resultado efetivo, Mineiro destaca que para construir uma estratégia com base no método ACF, é necessário ter clareza de 3 pontos para fazer, ao menos, o básico bem executado:

  1. Conhecer o seu negócio
  2. Conhecer o seu Cliente
  3. E as dores do seu cliente

O método ACF vale para todas as áreas das empresas, seja para uma eficiência comercial e financeira, desenvolvimento de produtos e, principalmente, na área de marketing, onde as expectativas de geração de resultados são depositadas.

Se você, assim como eu, defende esse método, saiba que é preciso conscientizar o time e as lideranças para que, juntos, consigam consolidar o método e traçar um plano de ações que visam efeito positivo.

E, como aplicar essa tática em SEO (Search Engine Optimization) e obter resultados?

A aplicação do método ACF nas estratégias de SEO também precisa partir da clareza sobre o negócio, o cliente e suas dores, pois, com o aprofundamento, será possível identificar as lacunas para atuação.

Como mencionei acima, sou uma defensora do método ACF e apliquei na prática o método em um projeto de SEO e, através dele, obtive resultados satisfatórios. E, para auxiliar-me na construção da estratégia, foquei em responder as perguntas abaixo:

  • O que o meu negócio faz? Quais os produtos e serviços que o meu negócio vende? Tenho clareza dos benefícios e da minha promessa? Tenho posicionamento de marca? 
  • Quem é meu cliente? Como ele se mantém informado? Faz pesquisas sobre o tema?
  • O que ele quer resolver? Qual a dor latente? Quais são suas principais dúvidas? 

O método em si já é simples e perguntas assim parecem ser mais simples ainda, no entanto, respondê-las trará lucidez sobre quem somos e para onde vamos, fator primordial para consolidar uma estratégia orgânica. 

Em seguida, definir um objetivo principal da ação ACF evidencia o que de fato queremos alcançar e dá sinais de quais kpis perseguir.

  • Aumentar o tráfego orgânico? Aumentar a aquisição de leads? Reputação de marca?

No projeto em questão, o objetivo era aumentar o tráfego orgânico do blog e os kpis eram: volume de impressões, palavras-chave ranqueadas e posições conquistadas.

Depois de definido o objetivo, é importante entender os desafios e entraves que serão superados ou contornados. E, perguntas como abaixo devem ser feitas:

Para o Arroz com Feijão, temos estrutura adequada? A tecnologia existente suporta um aumento no tráfego? Tenho redatores e conhecimento especialista para produção de conteúdo? Temos suporte para atender um aumento na demanda?

Além disso, entender como está a concorrência também é essencial pois, além de ter um objetivo a atingir, precisamos ter clareza dos players do mercado e como eles atuam.

Para um método que foca no básico, parece rebuscado trabalhar neste nível de detalhamento, mas este é o mínimo do mínimo necessário para criar qualquer estratégia de marketing e é raro profissionais e empresas que se dedicam na compreensão do negócio.

Desdobramento do método ACF em SEO:

Como parte de uma estratégia de SEO, mapear as palavras-chave foco é essencial e perguntas como “quais são as palavras-chave essenciais ao meu negócio?” são frequentes e com certeza devem ser respondidas. 

No método ACF, não adianta querer atingir palavras-chave de grande volume ou então as chamadas “head terms” logo no primeiro momento, mas consolidar uma expertise de conhecimento através de palavras-chave de cauda longa facilitará o processo e, consequentemente, ficará mais próximo de um resultado positivo.

Nesse projeto, ao identificar quais palavras-chave de cauda longa, o plano de ação foi responder as principais dúvidas do público-alvo com conteúdo útil, o verdadeiro arroz com feijão, para garantir que o Google reconhecesse o conteúdo como relevante. Os artigos construídos tiveram como base perguntas e respostas do tipo: O que é? O que faz? Como é? Qual o salário, etc.

Ao publicar conteúdo, cuidados com o SEO On-page e linkagens internas e externas foram essenciais para gerar uma jornada completa para o usuário.  

A estratégia de conteúdo focada no método ACF teve seus primeiros resultados em 90 dias após a primeira publicação, o que enfatiza que o básico precisa ser feito mantido com constância, formando uma base sólida para as demais ações de crescimento.

Resultados obtidos:

+ 870% no total de impressões orgânicas já nos primeiros 90 dias.

+ 3900% na visibilidade orgânica em 5 meses após a aplicação do método ACF.

160 palavras-chave ranqueadas

3 palavras-chave em primeira posição

2 palavras-chave entre 2 e terceira posição

Totalizando 49 palavras-chave em primeira página.

Conclusão:

O método ACF (Arroz com Feijão) é uma estratégia simples, porém eficaz, para o crescimento em marketing e SEO. Para aplicá-lo, é importante frisar a necessidade de ter clareza sobre o negócio, o cliente e as dores, juntamente com objetivos bem definidos para fazer ao menos o básico bem feito e a aplicação desse método resultará em um crescimento orgânico sólido e notável, como evidenciado pelos resultados alcançados no projeto apresentado. 

Nos projetos onde for atuar, defenda a simplicidade e consistência pois são as chaves do sucesso de qualquer negócio.

O poder do método ACF em SEO – com resultados

Mariana

Olá, Eu sou a Mariana, CMO da Because Marketing. Com 10 anos de experiência na área de Marketing, cultivo um grande amor por este segmento que é capaz de construir e consolidar o relacionamento com seus clientes e proporcionar a melhor experiência à eles. Sou formada em Administração e estou cursando Master em Gestão da Experiência do Consumidor. Nos últimos anos, trabalho com estratégias para implantação, desenvolvimento e monitoração de websites, estratégias de marketing, jornada do consumidor e transformação digital. Entusiasta de novas ideias, nesse espaço, meu objetivo é construir uma rede de debate e insights sobre os temas: Marketing, Experiência do Consumidor, Vendas e outros que surgirem. Vamos juntos?

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